quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Gatos Siameses

Gato-siamês é uma raça de gato oriental, caracterizada por um corpo elegante e longilíneo e uma cabeça marcadamente triangular.

Castiel


Acredita-se que a origem exata da raça seja o Sudoeste Asiático, mais especificamente o Sião (atual Tailândia),onde eram tidos como o gato da realeza e mantidos em templos sagrados. São conhecidos naquele país, onde são uma de várias raças nativas, comoWichien-Maat ou Maas (วิเชียรมาศ, "Diamante-Lua"). De lá foram levados para a Inglaterra, em 1884, de onde se espalharam para outras partes do mundo.

Pelagem
Wandinha
Curta e aderente ao corpo, textura fina, mas densa e brilhante.

Castiel e Wanda
Cor
As cores podem variar da seguinte forma:
Corpo: branco (enquanto crias), branco sujo ou mesmo creme.
Extremidades: castanho muito escuro (quase preto), cor de chocolate, e raramente azul (acinzentado) ou lilás (acinzentado).
As características mais marcantes são as zonas de coloração mais escura, que cobrem a máscara, orelhas, pernas, patas, cauda e no saco escrotal (no caso de ser um macho). Essas zonas, também chamadas de "pontas", "marcações", "marcas" ou "sinais" e são identificadas com o termo inglês adotado universalmente: points ou colourpoints. A cor do pointcontrasta com a do resto do corpo que é branco ou sombreado.
As cores mais escuras resultam de uma mutação numa enzima, a tirosinase, envolvida na produção de melanina. Esta enzima mutada é sensível à temperatura, o que quer dizer que só é activa nas zonas mais frias (por norma as extremidades) ficando essas áreas escuras porque só é produzida a melanina nessas regiões. Mais recentemente têm sido apresentadas outras variações.


Corpo

O siamês tem um corpo longilíneo, de porte médio, com membros posteriores longos e finos, levemente mais altos do que os anteriores; pés pequenos e ovais; musculatura forte.

O siamês moderno deve ter a cabeça em forma de triângulo perfeito - larga na altura dos olhos e menor na ponta, na direção do queixo, com contornos delicados; pescoço alongado; orelhas de base larga terminadas em ponta; nariz longo e recto como uma continuação da fronte. Os olhos são oblíquos em forma de amêndoa, inclinados na direção do nariz, e são decor azul.

A cauda é longa, fina, em forma de fuso, pontiaguda na extremidade, mas há casos que a cauda é peluda seguindo as características de seu corpo

Castiel


Comportamento

Principalmente, no período dos cios, emite miados e uivos pouco graciosos, semelhantes aos de uma criança recém-nascida. A elegância do corpo e a graça dos movimentos conquistaram para o siamês o título de "príncipe dos gatos" (por Fernand Méry), mas é o miado forte e a personalidade incomum que realmente o distinguem. Em relação ao dono, ele se comporta mais como um cão do que como um gato - pode passear atado numa coleira e chega a exibir o comportamento típico de "ir buscar". É fiel, ciumento e adora ser acariciado, especialmente na zona do pescoço. Como todo gato, ele, às vezes, age de modo estranho, num instante é capaz de passar da maior frieza às mais vibrantes expressões de afecto.
A fêmea requer cuidados especiais. No cio, ela fica quase histérica. Pode rolar pelo chão, gemendo, ou correr pela casa, rasgando e arranhando tudo o que encontrar pela frente. Ela deve acasalar mais cedo possível. Um mês depois do acasalamento, as suas tetas começam a inchar e os filhotes podem ser sentidos no seu ventre. Eles nascem brancos e vão mudando de cor à medida que crescem, são muito brincalhões, preguiçosos e carinhosos.

3 comentários:

  1. ÉÉÉÉÉÉ TENHO CERTEZA QUE ESSE CASTIEL E´A MINHA GATA DUDA CASTRADA QUE ROBARAM ESSES MESES SE FOI VC TRAS ELA DE VOLTA VC NAO TEM IDEA COMO ESSA GATA ME FAZ FALTA DE MAIS POR FAVOR TRAS ELA DE VOLTA PARA ONDE ELA VEIO É AQUI A CASA DELA POSSO ATE DER UNS ''TROCADOS'' POR QUE ELA É METADE DA MINHA VIDA E PESSOAS ASSIM NAO MERECE O CEU TRAS ELA DE VOLTA EU TE PESSO POR FAVOR FASSO OQ VC QUISER CUIDE BEM DELA ATE VC ME TRASER SE MORA LONGE PAGO A SUA PASSAGEM POR FAVOR AMO MUITAOOOOOOOOO ELA POR FAVOR OU ENTAO NAO VOU NEM FALAR O QUE PODE ACONTECER DE MAL QUE NAO VAI SER COMIGO

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição de pensamentos e idéias, desde já agradeço.